2ª No artigo postado em 01/05/2010, com o titulo "A IGREJA EVANGÉLICA E O RESPEITO AO MEIO AMBIENTE" (http: //ancnews.blogspot.com/2), JOÃO CRUZUÉ se referindo sobre a repercussão do LIXO que fora deixado pelos fiéis presentes ao evento da Igreja Universal realizado em interlagos em 21/04/10 diz: "O preconceito contra crentes neste pais existe mesmo. Mas nesse caso e em outros eventos religiosos há, sim, um desrespeito contra o patrimônio publico. Quem quer ser respeitado, deve ter um compromisso com limpeza, com o asseio -- 'porque DEUS ama a limpeza e não suporta a sujeira.'
É preciso mais pedagogia. Mais exemplo. Mais didática, inclusive dentro dos templos. Quem atira um papel de bala dentro de um templo, vai jogar uma garrafa pet vazia no meio da rua. Isso é iniquidade, porque alguém vai ver. Alguém está vendo. E esta atitude "porca" vai ser gravada pelos olhos de alguém ou da sociedade inteira.
A igreja que promove um evento publico deve, tem o dever conscientizar e martelar o assunto limpeza e respeito ao meio ambiente, perante seus membros, para que sirvam de bom exemplo e padrão de conduta para a sociedade. A critica contra a sujeira não é preconceito - é uma constatação. Desculpas esfarrapadas do tipo: 'Todo mundo suja e só os crentes que levam a (má) fama, demonstra falta de cidadania.
O bom exemplo de respeito a natureza ou ao patrimônio publico também é uma forma de evangelizar - pelo bom exemplo. Isto precisa ser levado em conta, antes de pensar em preconceito.
3ª No dia 26 de Janeiro de 2011 foi publicado na coluna de noticias do portal fiel o artigo: IGREJA EVANGÉLICA VAI ÀS RUAS EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE, com o tema "Verão Jesus, praia limpa é saúde e coração puro também". A referida igreja situada em João Pessoa na Paraíba, programou uma série de atividades em semáforos na calçadinha da orla da capital, praças e nas areias da praia para despertar a população em relação à preservação do meio ambiente. Segundo os organizadores do projeto, "manter as praias limpas e jogar lixo nos locais adequados é dever de cada cidadão. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade de olhar para o interior e limpar o coração de sentimentos e atitude de ruína". No panfleto do projeto, a igreja apresenta dados sobre o recolhimento de lixo em João Pessoa, tempo de decomposição de plástico, vidro e outros objetos que as pessoas jogam fora sem se preocupar com a natureza. Também consta no projeto a distribuição de sacolas ecológicas para veículos, e limpeza dos para-brisas dos mesmos.
4ª A CONGREGAÇÃO DOS BISPOS DO BRASIL DA IGREJA CATÓLICA ROMANA em sua "campanha da fraternidade de 2011" tem como tema: "Fraternidade e a vida no planeta" com o lema: "a criação geme em dores de parto" (Romanos, 8.22). Todo o direcionamento da campanha está expresso na oração e hino da campanha, divulgado no site da CNBB e reproduzida a seguir:
"Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza, a sabedoria e o amor com que fizestes as coisas, e o eterno amor que tendes por todos nós.
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra, e o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação, e a morte mostra a sua presença no nosso planeta.
Que nesta quaresma nos convertamos, e vejamos que a criação geme em dores de parto, para que possa renascer segundo o vosso plano de amor, por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.
E, assim como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida, também nós, movidos pelos princípios do evangelho, possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor, o ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.
Amém.
Nota do Blog: que me desculpem os irmãos católicos mas -"a atitude de conversão deveria ser todos os dias, e não simplesmente na quaresma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário